Charada 2

Ao primeiro charadista paranaense Euclides Bandeira

Quiz convencer-me hontem o sapateiro
José Joaquim da Silva Liberato;
Rapaz que fama tem de mui bregeiro
Que este couro se encontra no sapato — 2

E muitas horas discutiu commigo...
E concluiu assim o tal sugeito:
“Quem se lembrar de discutir comsigo
“Bata mil vezes um calháo no peito — 2

O mais interessante é que a disputa
Ia bastante grave se tornando...
Mas eu para evitar tremenda lucta
Como uma ave me raspei, voando.

Almanach Paranaense (1900)

Esta é uma das charadas típicas da época da "Charadomania" à qual se rendeu a Curitiba contemporânea de Adolpho Werneck. A solução é encontrada formando uma palavra com outras palavras, sugeridas por dicas compostas por uma descrição e um número de sílabas.
Ainda estou tentando decifrá-la, enquanto meu desmorto bisavô me contempla com o sorriso desdenhoso de sua caveira. Atualizarei esta postagem à medida que for tentando.
Creio que "couro que se encontra em sapato" possa ser "napa".
Esta página traz vários tipos de couro. Estou considerando "sola".

Nenhum comentário:

Postar um comentário