Villancete (3)

Eu vos quiz antigamente,
Hoje não vos quero mais.
Sois-me agora indifferente
Como as mulheres banaes.

VOLTAS

Meu coração já não sente
O amor que por vós sentio;
Eu vos quiz antigamente
Com fervor e desvario.

O vosso desdem, emtanto,
Magoou-me como punhaes,
E se outr’ora eu vos quiz tanto,
Hoje não vos quero mais.

Daquella paixão ardente
Não resta sombra siquer;
Sois-me agora indifferente
Como outra dama qualquer.

Se me encantastes outr’ora,
Hoje vós não me encantaes.
Para mim sois vós agora
Como as mulheres banaes.

Eu vos quiz antigamente
Como um louco quer a alguem;
Porque vos via ridente
Eu era a sorrir tambem.

Hoje não vos quero mais
E não vos querendo, emfim,
A pureza das vestaes
Já não tendes para mim.

Sois me agora indifferente,
Nada em vós a mim seduz.
Si passaes á minha frente
Vejo um astro sem ter luz.

E nem vos distingo, ao menos,
Das outras com quem andaes,
Que vos vejo, minha ex-Venus,
Como as mulheres banaes.

25-8-1911
Folha Rosea (JUN/1912)

Nenhum comentário:

Postar um comentário