Olhos

Ao Lucídio Correia

Olhos que quasi sempre de soslaio
Me olhaes fulgindo, como fulge um raio.

Olhos que eu olho e que quando me olhaes
Chispando, em ascua, sois como punhaes...

Olhos negros de treva, mas brilhantes
Que offuscaes os mais claros diamantes.

Nacos d’aza de corvo, contas negras
Como a desolação das almas egras.

Bagos d’uva, tão pretos como pixe,
Que eu contemplo num pasmo de fetiche.

Olhos que me falaes numa linguagem
Que a alma transporta á rutila paragem...

Astros de um brilho, como brilham poucos,
Eu vos entendo bem, olhos de loucos.

Eu sei dessa loucura de desejos,
Quereis beijos e beijos e mais beijos.

Para amainar a chamma da luxuria
Pedis que eu vos oscule numa furia.

Que como um louco, cego de furor
Eu vos cegue de beijos, meu amor!

Bizarrias (1908)

Nenhum comentário:

Postar um comentário