Cantigas (2)

Tu das estrellas differes,
Embora brilhes tambem,
E’ que não me olhas nem queres
E ellas olham-me do Alem.

O sangue não me dá vida.
Vivo de ti e por ti.
Eu sò viverei, querida,
Emquanto te vir aqui.

Confia desconfiando
Na mulher que diz te amar.
Por confiar nellas eu ando
Sobre espinhos a trilhar.

Antes nunca eu te fitasse
Os olhos meus, que jamais,
Depois que te vi a face,
Eu pude viver em paz.

Desta dor que me alanceia
Tu te ris, por que somente
Se avalia a magoa alheia
Pela magoa que se sente.

Quem ama fecha aos conselhos
Os dois ouvidos; em vão
A experiencia dos velhos
Quer conter o coração.

Nunca te mires no espelho
De quem vive a maldizer...
Ouve e cala-te; o conselho
Só te pode dar prazer.

Só fui feliz em verdade
Depois que te conheci,
Que a minha felicidade
Provem apenas de ti.

O’ lua, sê testemunha
Das juras que Elza me faz...
E a lua disse: suppunha
Não houvesse um tolo mais.

Arco iris (1923)

Nenhum comentário:

Postar um comentário