Introducção

Acreditava eu que encontraria repouso no frio do tumulo, do qual imaginava que desfructaria até, ao menos, o Dia do Juizo. Confesso que encontro consolação em saber por certo seu desfecho, ao menos para minh'alma. Definir a proporção entre penitente e peccador em minha vida é trabalho tão facil que não poderia ser protelado nem mesmo pelo mais indolente dos bureaucratas celestiaes! Mas, mesmo com a avalanche de casos faceis como o meu, se forem como os bureaucratas terrenos, não é a facillidade do trabalho que lhes impedirá a indolencia...

Sempre escutei como que o vento assobiando-me atravez do oco da caveira, trazendo as vozes dos que deixei sobre o mundo, quando falavam meu nome. E o vento soprou cada vez menos, e menos, e menos... A mulher, os filhos, os amigos guardaram lembrança até eles proprios se juntarem a mim no Averno. Os netos que vieram depois da morte só ouviram relatos. É viva a lembrança de alguem que não se conheceu vivo? Os ventos silenciaram, excepto por um ou outro silvo, subito e fugaz.

Em certo anno o vento retornou com vigor, fazendo-se escutar como um assomo de vozes, uma procissão em minha direcção. Todos queriam se approximar de mim; mas não pareciam sequer saber quem eu era! Aquillo me causou grave preoccupação até conseguir discernil-o melhor. Percebi que não falavam de mim, mas em uma rua baptisada com meu nome. Fiquei alliviado: meu jazigo, ainda que muito confortavel para todas as ossadas presentes, não supportaria tamanha multidão!

A principio affligiu-me o facto de tantas pessoas falarem meu nome. Em vida, occultei minha identidade atrás de pseudonymos, para falar com mais liberdade sobre as curiosas figuras que encontramos pelos caminhos da vida. É boa! Talvez a condição de defuncto me compelle á seriedade. Não me motivava apenas a segurança para as pilherias, mas também o vil incommodo da fama que considerava indevida em qualquer quantidade, frente aos vultos illustres das letras que empallideciam as minhas e as tornavam meras rabiscas.

Mas, que remedio havia senão accommodar-me a esta constante, ainda que infeliz invocação? Logo, era como se falassem de outra pessoa com o mesmo nome. Talvez por isso, custei a escutar quando o mencionaram com differente entoação, em companhia de outras palavras, denunciando que eu ainda era lembrado. Palavras simples e bellas. Como "humour". Como "poesia".

Já se contam dois annos da persistencia deste chamado. Os senhores saibam que, apezar do que confessarei em breve, realmente aprecio meu repouso e estou deveras disposto, melhor seria resignado, a receber qualquer justiça que me seja cabida. Mas aquelle chamado intrigou-me a ponto de resolver attendel-o. Movi uma vez mais estas articulações descarnadas, desvincilharam-se de mim os lacraus famintos. Quebrei a madeira putrefacta de meu esquife, excavei a úmida e gélida terra da cova e empurrei a pesada tampa de meu tumulo. Exhumei-me!

Lamentando a reprovavel ausencia de chapeo, bengala... e bigode, bati a poeira das decadas e alinhei os trapos residuaes do "costume" outr'ora gallant em que me velaram e, despedindo-me do mau coveiro que a tudo observou estupefacto, dei perseguição aos chamados até encontrar sua origem: um bisneto. O reencontro com a familia foi memoravel, ainda que, por algum motivo, o rapaz não me quiz acceitar os abraços...

Assim foi meu retorno a este mundo. Recebi toda sorte de noticias referentes a meus annos de... prostração. São certas as differenças graves d'aquelle tempo em que falleci. Insisto em apregoar que não foi uma Segunda Guerra, o armisticio é que se extendeu! E a lingua, bem, não me adaptei direito nem á bemdita reforma que vi em vida, como conseguirei depois de outras tantas que seguiram, ainda mais agora, que não tenho lingua?

Mas para mim ainda restam invariaveis tranquillisadoras. Esta cousa de "blogue" não está muito distante de uma columna de jornal, o que comprehendo perfeitamente bem! Mas não esperem tanto de minha producção, pois não se approximará nem dos meus dias mais fracos em vida. Ao menos procurarei reescrever aqui, com esta extranha penna nestas bizarras paginas, as letras esquecidas que escrevi em dias também esquecidos...

As visitas serão breves. O tumulo espera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário